Cada corpo, célula, tecido, e órgão necessita água para realizar as suas funções. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, transportar materiais e oxigenar as células, remover as toxinas, prevenir a constipação, umidecer os tecidos, amortecer os ligamentos, e manter o fluxo do sangue. Quando não tomamos suficiente água, o sangue fica mais concentrado. Beba mais água que a sua sede demanda. Sucos de frutas e vegetais contribuem para a hidratação, porém o café, o chá mate e o álcool aumentam a perda de fluídos.
O que acontece no organismo quando a água é insuficiente?
A perda excessiva água impede as funções vitais do corpo. Como reação compensatória o corpo diminui a secreção de suor e urina.
A desidratação resulta em:
• Aumenta a temperatura do corpo
• Liberação insuficiente de toxinas
• Aumenta a concentração do sangue
• Intestino preso
• Dores de cabeça, ansiedade, depressão
VANTAGENS DE TOMAR AGUA
Tomar água adequadamente reduz o risco de formações de pedra nos rins.
O Journal of the American Medical Association chamou a atenção ao risco que tem os idosos nos Estados Unidos pela falta de consumo de líquidos. É estimado que a hidratação adequada poderia evitar milhares de dias de hospitalização e milhões de dólares cada ano naquele país. Esta observação tem implicações a todas as idades.
QUANTA ÁGUA?
Tal como demonstrado pelo Dr. Mervyn Hardinge, em um experimento clássico conduzido pelo Dr. Pitts na Universidade de Harvard, demonstrou o impacto do consumo de água na atividade atlética.
Na primera prova foram instruídos para caminhar tanto quanto pudessem numa esteira à aproximadamente 5.6 Km por hora, sem tomar nada de água. Depois de 3 horas e meia, a temperatura de seus corpos subiu a mais de 38 graus e os atletas chegaram a um ponto de cansaço extremo.
Na segunda prova, aos mesmos atletas foi permitido tomar tanta agua quanto desejassem. Nessas condições, levou 6 horas para chegarem ao cansaço extremo.
O Dr. Pitts descobriu que estes atletas tomaram um terço menos de água que a quantidade perdida em seu suor. Em outras palavras, a quantidade de água que realmente necessitavam era o seu desejo, mais um terço.
Na terceira prova os mesmos atletas foram forçados a tomar a quantidade de água que haviam tomado na prova anterior mais o volume extra que haviam perdido no suor. A temperatura corporal não chegou aos 38 graus. Ao final das sete horas, o experimento terminou, sem que os atletas sentissem cansaço extremo, e até podiam continuar caminhando indefinidamente.
Este e outros estudos demonstram que a sede não é um indicador confiável da necessidade de água. Um guia prático para o consumo de água é tomar água desde o momento do despertar, entre as refeições, durante todo o dia para assegurar que a urina seja clara e diluída.
A água pura e brilhante reflete como os diamantes, mas é muito mais valiosa do que eles. Beba 8 copos de água por dia.
A vida não pode existir sem água. Todas as funções do corpo a requerem. A água pura e fresca, ajuda em grande medida na restauração do corpo. Da mesms forma, na nossa vida espiritual, não podemos viver eternamente sem a “Água da Vida”. João 4:13 e 14
Fonte: http://www.vidanatural.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=108:agua-pura&catid=55:8-remedios-&Itemid=214 | |
0 comentários:
Postar um comentário