SAÚDE E BELEZA PELO MENOR PREÇO DO BRASIL; COMPROVE!

Saúde e beleza menor preço!

Barbatimão; como usar? Receita indígena

Família Leguminosas
Sinonímia popular uabatimô, casca da virgindade, paricarana
Sinonímia científica Acácia adstringens Mart
Parte usada Cascas
Propriedades terapêuticas Adstringente das gengivas, hemostática, emética, depurativa, anti-séptica, antidiarréica, vulnerária, tônica, antileucorréica, antiblenorrágica, antiescorbútica, antiasmática
Princípios ativos Substâncias tânicas (20 a 30%), açúcar solúvel, mucilagens, flavonóides, corante vermelho, alcalóides não determinados
Indicações terapêuticas Úlceras, leucorréia, catarro uretrais e vaginais, blenorragia, diarréia, hemorragia
Informações complementares

Outros sinônimos científicos

  • Mimosa barbadetiman Vell.
  • Stryphnodendron barbadetiman
  • Mimosa virginalis Arruda

Outros sinônimos populares

Ibatimô, verna, barba-de-timan, picarana

Família

Leguminosas (sub-família Mimosoideas)

Origem

Árvore nativa do cerrado podendo ser encontrada em vários estados do Brasil, desde o Amapá até o Paraná. Princípios ativos: Substâncias tânicas (20 a 30%), açúcar solúvel, mucilagens, flavonóides, corante vermelho, alcalóides não determinados

Uso medicinal

As cascas de barbatimão têm grande poder adstringente. Externamente, reduzidas a pó, empregam-se no tratamento de úlceras e, em banhos e injeções, atuam contra a leucorréia, catarro uretrais e vaginais. Internamente utiliza-se seu decocto nas afecções escorbúticas, na blenorragia, na diarréia, na hemorragia, nas hemoptises e também na leucorréia.

Dosagens indicadas

Pele oleosa: coloque 1 colher (sobremesa) de casca picada em 1 xícara (chá) de água. Ferva por 5 minutos. Espere esfriar, coe e acrescente o suco de meio limão e 1 colher (chá) de mel. À noite, aplique na pele do rosto, com um chumaço de algodão,deixando agir por 20 minutos. Após lave com água morna. Hemorragias uterinas: coloque 1 xícara ( chá ) de casca picada, 1 xícara (chá) da raiz de algodoeiro e 1 xícara (chá ) de quiabo ainda não maduro, em 1 litro de água. Ferva durante 15 minutos e coe em tecido fino. Faça 1 ou 2 lavagens ao dia com esse líquido. Não obtendo melhora procure orientação médica.
Inflamação da garganta, corrimento vaginal, diarréias, hemorragias: coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1 xícara (chá ) de álcool de cereais a 50%. Deixe em maceração por 3 dias e coe em tecido fino. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.
Feridas ulceradas: coloque 1 colher (sopa) de casca picada e 2 folhas fatiadas de confrei em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique na ferida, com um chumaço de algodão, 2x ao dia.
Corrimento vaginal: coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1/2 litro de água fervente. Espere amornar, coe e acrescente 1 colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão. Faça banhos locais, de 1 a 3x ao dia, até que o sintoma desapareça.

Contra-indicações

Não foram encontradas referências sobre efeitos tóxicos.

Curiosidades

O nome deriva do termo indígena Iba Timo que significa a árvore que aperta. É uma planta utilizada na indústria de curtumes e outrora muito procurada por prostitutas, daí o nome casca da virgindade, que até hoje lhe é aplicada. A casca do barbatimão produz matéria tintorial vermelha que, quando precipitada convenientemente, produz tinta de escrever. Foi portanto muito utilizada na respectiva indústria em tempos passados.

Bibliografia

  • Dicionário das Plantas Úteis do Brasil - M. Pio Corrêa
  • Plantas que ajudam o Homem - Dr. José Caribe e Dr. José Maria Campos
  • Plantas medicinais - Cid Aimberé de M. Santos, Kátia Regina Torres, Rubens Leonart
  • Plantas Medicinais Brasileiras - Edvaldo Rodrigues de Almeida
  • Plantas Medicinais no Brasil - Harri Lorenzi & F. J. Abreu Matos
  • Plantas que Curam - Editora Três
  • Plantas que Curam - Sylvio Panizza
  • Árvores Brasileiras - Harri Lorenzi