SAÚDE E BELEZA PELO MENOR PREÇO DO BRASIL; COMPROVE!

Saúde e beleza menor preço!

Meditação: O Seu Momento


Meditação: O Seu Momento

Impressionante como um coisa pode ser tão simples e tão complexa ao mesmo tempo.

É o caso da meditação. Quando buscamos entender o que é meditação esperamos encontrar explicações enormes e detalhadas, mas na maioria das vezes elas são simples e breves. E o jeito mais fácil de entender é praticar. Deixar a razão um pouco de lado e deixar fluir.

A meditação é um momento quando nos dedicamos a nós mesmos. É quando nos esquecemos do mundo e pensamos exclusivamente no nosso corpo e na nossa mente. É o momento ideal para que você permita que a sua mente se acalme naturalmente.

Quanto mais tempo você meditar, melhor. Assim conseguirá entrar num estado maior de serenidade e o efeito perdurará por mais tempo.

Para começar, você pode escolher um ambiente tranquilo e sem barulhos no qual você não seja interrompido.

A posição para meditar vai depender um pouco das sua condição física e para minimizar o impacto sobre o corpo devem ser tomados alguns cuidados.

Na maioria das vezes meditamos sentados ou deitados e há algumas dicas que podem ajudar na diminuição da fadiga corporal decorrente do fato de ficarmos parados na mesma posição por alguns minutos.

Se você escolher meditar sentado, mantenha as pernas cruzadas e os braços relaxados com as mãos pousadas sobre os joelhos ou soltas na frente do umbigo. A coluna ereta e a cabeça ligeiramente inclinada para a frente alongando a nuca.
A dica para essa postura é sentar sobre uma pequena almofada para que não haja esforço sobre a lombar. As pernas cruzadas devem ficar fora da almofada.

Na postura deitada também é importante colocar uma pequena almofada debaixo dos joelhos fazendo com eles fiquem um pouco elevados e que a perna, dobrada, alivie a tensão na lombar. Deixe os braços abertos em torno de 45º com as mãos distantes do corpo e as palmas viradas para cima.

Em ambos os casos tente ficar imóvel e mantenha os olhos fechados.

Volte sua tenção para você e a mantenha em você. Concentre-se em você.
No início, tente observar cada uma das partes do seu corpo separadamente certificando-se que estão relaxadas. Comece pelos pés e vá subindo até a cabeça. Lembre-se de manter a respiração uniforme e tranquila.

Deixe seus pensamentos fluirem. Não se apegue a nenhum deles. Mantenha o foco na sua respiração. Se sentir que está se afastando retome o foco para a sua respiração. Evite gerar pensamentos. Busque esvaziar a mente mas sem forçar.

É normal que sua mente tente fugir ou distrai-lo. Relaxe e concentre-se em você. Mantenha sempre a respiração.

Para terminar, comece a mexer as mãos e os pés lentamente. Espreguiçe e boceje.

Faça isso por 10 minutos inicialmente e vá aumentando gradativamente. Observe a sensação de tranquilidade após a prática e tente mantê-la pelo maior tempo possível.

Como variação você pode introduzir uma música tranquila, um incenso ou a recitação de mantras ou orações. O importante é não perder o foco mantendo a atenção em você e na sua respiração.

É isso
Fico aqui

Namaste

Karl Júnior
Publicado no Recanto das Letras em 05/06/2011
Código do texto: T3016098

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

0 comentários: